Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia -

Ribeirão Pires conclui curso da APRECESP para fortalecimento do turismo

Na última quarta-feira, dia 20, o prefeito da Estância Turística de Ribeirão Pires, Adler Teixeira – Kiko, e membros do funcionalismo público e da sociedade civil da cidade receberam certificado de conclusão do curso “Desenvolvimento Estratégico do Turismo”, ministrado pelo SENAC e pela APRECESP - Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias Turísticas do Estado de São Paulo. A cerimônia de conclusão foi realizada no auditório da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

O curso foi realizado em encontros semanais, com mais de 80 horas de atividades em quatro polos localizados pelo Estado. Ribeirão Pires integrou o polo de Atibaia e foi representada por uma equipe multidisciplinar, composta por agentes das secretarias de Turismo, Comunicação e Obras, além de um representante da sociedade civil e membro do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e um representante do Poder Legislativo - o vereador Rogério Luiz.

No total, participaram do curso as 70 cidades associadas à APRECESP e dezenas de Municípios de Interesse Turístico e Cidades de Vocação Turística, totalizando 400 alunos.

Entre os temas abordados nas oficinas estão: Cenário Atual - como analisar e construir uma estratégia de trabalho; Governança integrada e compartilhada - como desenvolver e potencializar os recursos locais; Tendências e Planejamento - como definir parâmetros e projetos estratégicos para sua gestão; Plano Plurianual - pensar o futuro, agir no presente e garantir sua estratégia; Branding para o seu destino - investimento e promoção da competitividade. 

O objetivo da capacitação foi propiciar a construção coletiva e democrática de um Programa de Capacitação e Regionalização do Turismo, todo pensado para ajudar as estâncias a seguirem as normas descritas na Lei Complementar nº 1.261, de 29 de abril de 2015, que estabelece condições e requisitos para a classificação de Estâncias e de Municípios de Interesse Turístico.

Para o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Estância, Marcelo Menato, a capacitação condiz com os esforços da gestão em resgatar o turismo e a identidade de Ribeirão Pires. “É um pedido do prefeito Kiko para darmos prioridade a essa questão. Estamos desenvolvendo e executando diversas ações para que Ribeirão Pires mantenha o título de Estância”, finaliza.

Fonte: ABC do abc

Autor: 1
Data: 21/09/2017