Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Roteiros

Circuito das Frutas é ótima opção de bate e volta
Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo promovem turismo rural, colheitas e festas

O Circuito das Frutas é um roteiro turístico que integra as dez cidades nos arredores da capital paulista que se destacam pela produção de frutas de mesa: Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo. Responsáveis por 40% da produção nacional em 2018, os municípios transformaram em negócio a visitação às plantações e em festa a época das colheitas de cada fruta – são 21 celebrações no total, quatro delas dedicadas à uva.
A ideia surgiu entre os proprietários rurais da região, que buscavam uma fonte de renda alternativa e criaram a associação em 2000. Para os habitantes de São Paulo, o circuito é uma ótima opção para conhecer o dia-a-dia no campo e eventualmente colher frutas direto do pé durante um passeio de bate-e-volta. Como tudo é bem próximo, é possível visitar mais de uma cidade em um único dia: o município mais afastado da capital é Indaiatuba, a cerca de 110 quilômetros, e as demais cidades que compõem o Circuito das Frutas ficam a no máximo 90 quilômetros uma da outra.
A seguir, veja as atrações das estâncias que integram o circuito, além do calendário de festas e da época de cada fruta:

Atibaia - É uma das principais produtoras de morangos e flores no país. Um dos destaques do turismo rural na cidade é o “Colha e Pague” do Orquidário Takebayashi, que possui uma estufa de orquídeas e quatro de morangos. Funciona assim: o visitante colhe as frutas ou flores, pesa tudo em uma balança e paga o correspondente. As visitas precisam ser agendadas e ocorrem de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h. Nos meses de junho e julho acontece a tradicional Festa do Morango. Em setembro, comemora-se a entrada da primavera com a Festa da Flores
Outras atrações – O Monumento Natural da Pedra Grande é uma montanha de 1.418 metros de altitude na Serra do Itapetinga, de onde partem voos de parapente. Embora a estrada de chão batido não seja das melhores, é possível chegar de carro até um estacionamento próximo ao cume. Outra atração muito buscada é o Parque das Águas, um teleférico leva do Lago do Major até a parte alta do centro da cidade, em um passeio de 20 minutos (veja mais informações aqui). Entre os restaurantes, a Fazenda Paraíso serve comida caipira desde o café da manhã e entretém os pequenos com pedalinho, parquinho e bichos de fazenda. Por fim, Atibaia guarda ainda dois resorts bastante procurados entre as famílias com crianças, o Bourbon e o Tauá.
Localização – A 65 km de Campinas e a 67 km de São Paulo.

Morungaba
Aos pés da Serra das Cabras, Morungaba é a única do circuito que não possui uma festa típica ao longo do ano. Por outro lado, ela se destaca pela produção de uva, figo, laranja, maracujá e pêssego, que muitas vezes dão origem a doces artesanais. Para degustá-los, dê uma passada na confeitaria Doces David, no centro. Do outro lado da rua, a Companhia das Ervas vende molhos, pimenta, conservas e temperos.
Outras atrações – Logo na entrada de Morungaba há um túnel natural de bambus altamente instagramável. Também chama atenção o Parque Ecológico Pedro Mineiro, aberto de quinta-feira a domingo e boa opção para fazer caminhadas. Na hora do almoço, faça uma parada no Stefano’s Fazenda, onde os adultos se deliciam com o buffet de comida caipira enquanto a criançada faz passeios de cavalo. Já o Hotel Fazenda Villa Gade é uma antiga fazenda de café transformada em hospedagem, com direito a lago para pesca.
Localização – A 42 km de Campinas e a 107 km de São Paulo.

Veja mais
Autor: Viagem & Turismo
Data: 22/01/2022