Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Roteiros

Ilha Comprida guarda mistérios e as últimas dunas do Estado
Em Área de Proteção Ambiental foi declarado Reserva da Biosfera pela Unesco

O Vale do Ribeira é lugar de história, natureza selvagem e descobertas. Na rota dos destinos turísticos de São Paulo, a equipe do Terra a Gente desembarcou em Ilha Comprida, a 209 quilômetros da capital. O caminho é por asfalto até Cananéia, depois são mais 10 minutos de balsa para atravessar o Mar Pequeno, canal entre a ilha e o continente.
100% do território de Ilha Comprida está em área de proteção ambiental e por isso a Unesco declarou a cidade Reserva da Biosfera do Planeta. É um município peculiar. Tem 74 quilômetros de extensão e no máximo quatro quilômetros de largura.
Nossa equipe percorreu a ilha de ponta a ponta. Começamos pelo extremo sul. Na praia da Trincheira o tempo, o vento e as ondas esculpem as falésias e a mata virgem esconde segredos. Uma trilha de cinco minutos leva o visitante até um monte de conchas empilhadas com 47 metros de largura, 46 de comprimento e 16 metros de altura. Quem foi o responsável por isso?
O guia de turismo Taycoh Richard explica que estamos diante de um sambaqui, um acúmulo de conchas feito por populações ancestrais que viveram nessa região antes mesmo dos índios. Esses homens iniciaram a jornada pelas Américas há mais de 8 mil anos, podem ter sido os primeiros moradores do continente. Por isso o sambaqui é considerado uma preciosidade! Mas não é a única...
Quando a maré baixa a praia de areia compactada vira uma estrada. Os carros podem percorrer praticamente toda extensão do município pela costa. E é esse o caminho até as dunas de Juruvauva. Elas têm até 20 metros de altura e se estendem por mais de 3 quilômetros. Diferentemente das dunas do nordeste brasileiro, as paulistas não se movem.
No Boqueirão Norte da ilha, onde fica a área urbana, o turista pode trocar o carro pela bicicleta. Toda orla norte é contornada por uma ciclovia. O trajeto integra o Circuito Lagamar de Cicloturismo que tem 180 quilômetros e passa por quatro cidades do Vale do Ribeira. O acesso à areia é por passarelas de madeira sobre as dunas o que torna a praia totalmente acessível.
O pedal termina nas últimas dunas do estado de São Paulo, as dunas do Araçá. Antes do sol se pôr ainda dá tempo de fazer um passeio de caiaque pelas águas tranquilas do Mar Pequeno. É o fim de tarde perfeito para brindar um dia encantador numa região cheia de belezas e mistérios do litoral paulista.

Autor: G1
Data: 22/10/2021