Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Cidades

A Prainha de Peruíbe é surpreendente
Entre o Costão e a Praia do Guaraú, essa é uma das mais bonitas da cidade

Vai passar o final de semana na praia e escolheu Peruíbe? Se por acaso você estiver em dúvida sobre qual praia visitar, nós temos a resposta: a Prainha de Peruíbe pode ser uma ótima opção. Localizada entre o Costão e a Praia do Guaraú, a Prainha é um dos locais mais bonitos da Baixada Santista. 
Ela é indicada para quem procura contato com a natureza, águas calmas e gosta de praticar esportes como stand up paddle (SUP) e caiaque. Os passeios na  praia são indicados para todas as idades, já que diverte toda a família.
Mesmo pequena, com menos de 400 metros de extensão, a Prainha tem uma vista maravilhosa, capaz de encantar a todos que passam por ela.
Para quem deseja conhecer o local pela primeira vez, Peruíbe fica no Litoral Sul de São Paulo e é realmente um destino incrível para o verão. Afinal, o que não faltam são praias lindas. Por isso, é até difícil decidir em qual passar um dia de sol. O município pertence à Região Metropolitana da Baixada Santista, localizada a 140 km da capital de São Paulo e a 80 km de Santos.
Ficou curioso para conhecer a Prainha? Veja mais detalhes a seguir:
Como chegar à Prainha e o que levar no passeio
O acesso à Prainha não é dos mais simples. Para chegar até lá é necessário seguir de carro pela Estrada da Serra do Complexo Itatins/Juréia, sentido Guaraú. Uma vez na estrada, fique atento à sinalização para não perder a entrada, pois o retorno não é muito próximo. 
O estacionamento (que fica na rua) é um pouco distante, por isso, é necessário andar em uma pequena trilha e descer uma escadaria para chegar à Prainha de Peruíbe.
Isso faz com que essa não seja uma praia que oferece uma grande infraestrutura de restaurantes e quiosques. É aconselhável levar suas cadeiras e guarda-sol, assim como protetor solar, água e algum petisco para a estadia. Mas não esqueça: preserve o meio ambiente e jogue o lixo no local correto.
Já que são menos de 400 metros de extensão, a Prainha tende a ficar cheia nos finais de semana (principalmente durante a temporada). Vale a pena sair cedo para conseguir se instalar bem e curtir o dia. 
Assim como a praia da Barra do Una, é melhor evitar a Prainha em dias de chuva, visto que o último trecho é de terra e quem vai de carro pode se aborrecer com atolamentos. 
O que fazer na Prainha de Peruíbe
Como o nome sugere, a Prainha de Peruíbe é pequena. São menos de 400 metros de extensão, nos quais cabem muitos 'uau' - de tão bonito que é o visual. 
Diferente de muitas praias da região, a Prainha é envolta de muito verde. Além disso, tem água translúcida e, em dias de sorte, você até consegue ver tartarugas nadando por lá (e no raso mesmo, viu?). Para completar, a vista panorâmica da cidade é linda.
Aliás, essa é uma praia que tem um castelo: o Castelo do Alemão. A construção tem uma arquitetura medieval que chama atenção dos visitantes, mas, infelizmente, está abandonada e não tem visitação. Ainda assim é curioso observá-la. 
Entre os visitantes, existem várias lendas sobre o castelo. Há, por exemplo, uma história de que seu dono era um nazista que fugiu da Segunda Guerra Mundial. Nenhum registro comprova essa ou qualquer outra história sobre o castelo da Prainha. A curiosidade e o estilo da construção, no entanto, tornam a Prainha ainda mais especial.
Já sabe, né? Pode ir com o celular carregado, pois você vai precisar de bateria para o tanto de fotos que vai querer fazer. Mas pode demorar para as postagens serem feitas, pois o sinal oscila bastante por lá.
De volta ao que te interessa, ou seja, a praia, vale dizer que além de transparente o mar também é bem calmo, o que faz deste um ótimo destino para prática de stand up paddle (SUP) e de caiaque.
Entretanto, se você for menos radical, não vai se arrepender de ir tomar um sol e um banho de mar. Quem vai à praia em família consegue aproveitar bastante com as crianças. 
Para completar, quem gosta de conchinhas volta para casa feliz com a variedade que encontra.

Veja mais
Autor: COSTA NORTE
Data: 23/11/2021