Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Roteiros

São Roque-SP: repleto de atrações naturais e históricas
Roteiros do vinhos, histórico e de natureza

São Roque é um município perfeito para passar o final de semana, curtindo com a família ou em casal. Com atrativos diversos, encontra-se a apenas 65 km da capital paulista, e é uma das 29 cidades do estado que é considerada estância turística pelo governo. Com origem nos bandeirantes, foi fundada na segunda metade do século XVII, a partir de uma fazenda e de uma capela em homenagem ao santo que a nomeia.
Repleto de atrações, o que não falta na região são opções de passeios. As vinícolas e restaurantes do local recebem todos os finais de semana milhares de pessoas da capital e de outras cidades do entorno, e possuem uma estrutura bem completa para atender famílias e casais, com ou sem crianças. A cidade também chama a atenção com opções de passeios históricos e ecológicos. Vale a pena conhecer tudo que esse destino tem a oferecer.
Roteiro do vinho 
O Roteiro do Vinho é formado pela Estrada do Vinho, Estrada dos Venâncios e Rodovia Quintino de Lima e envolve mais de 40 estabelecimentos entre vinícolas, adegas, restaurantes, pousadas e fazendas. Para percorrê-lo, é necessário utilizar veículo próprio e, dessa forma, o trajeto é gratuito. Essa atração é a principal e a mais conhecida da cidade. Além de poder degustar vinhos e outros produtos regionais, os visitantes vão encontrar no caminho deliciosas opções de gastronomia e de lazer. 
Vila Don Patto 
Uma das principais paradas no roteiro é a Vila Don Patto, um centro gastronômico e de lazer localizado no quilômetro 2,5 da Estrada do Vinho. O local possui empório, adega, restaurantes especializados nas culinárias italiana e portuguesa, cafeteria e playground, dentre outros atrativos. É um espaço charmoso e aconchegante, com uma decoração alegre e convidativa, perfeito para agradar adultos e crianças. 
Estilla Destilaria 
Pertinho da Vila Don Patto encontramos um estabelecimento que vai além do vinho. Trata-se da Estilla Destilaria e Cervejaria, que foi fundada em 1989 e começou fornecendo matéria prima para indústrias de bebidas do Brasil e do mundo passando, posteriormente, a engarrafar seus próprios produtos, como whisky, gins, cachaças, cervejas, vinhos, sake, vodka, tequila, entre outros. 
Além da degustação dos produtos, um dos atrativos é o bar de gelo montado em um ambiente com sensação térmica de -16°C. O Ice Bar Torquay é decorado com trono, bonecos e escorregador de gelo, que dão um charme especial ao lugar. Vale a visita!
Quinta do Olivardo 
Outro ponto de parada charmoso e acolhedor na região é a vinícola e restaurante Quinta do Olivardo. Com arquitetura e gastronomia inspiradas em Portugal, o lugar é famoso pelo Bacalhau à Moda do Chef, mas possui outros pratos deliciosos. Para a diversão das famílias, conta com atividades como arvorismo, pedalinho, escalada, tirolesa, navio pirata, pula-pula e cama elástica, além de uma fazendinha que faz sucesso entre as crianças. Também realiza anualmente a pisa da uva, sempre nos meses de janeiro ou fevereiro.
Vinícola Góes 
Seguindo pela mesma estrada, no quilômetro 9 encontramos a Vinícola Góes, que é uma das maiores produtoras de vinho do país. O espaço é muito procurado, pois, aos finais de semana, oferece piquenique e tour nos vinhedos e degustação das bebidas produzidas ali. O parque turístico conta ainda com restaurante, loja e um lago com cascata.
Cantina Tia Lina 
Outro estabelecimento que vale a visita é a Cantina Tia Lina, um renomado restaurante italiano que começou pequeno e hoje tem a tradição culinária passada de geração para geração da família. As deliciosas massas e molhos italianos agradam o paladar, mas o destaque fica por conta dos saborosos pratos com alcachofra, flor comestível típica da Itália. 
Ali não é um ambiente apenas para fazer as refeições, já que conta também com área de lazer que contempla arvorismo, pedalinho, tirolesa e escalada. As crianças pequenas podem desfrutar do playground e pula-pula, tudo localizado em uma vasta área verde.
Atrativos históricos 
Tendo percorrido o roteiro do vinho e escolhido os melhores estabelecimentos para visitar, vale a pena conhecer os atrativos históricos de São Roque. Confira alguns deles: 
Igreja Matriz 
A Igreja Matriz marca o centro da cidade e foi fundada em meados do século XVII, tendo passado por duas reformas, sendo a última em 1937, em que foi construída a igreja como pode ser vista hoje. Uma curiosidade sobre o local é que ela é mais antiga do que a cidade (que se tornou oficialmente um município apenas no século XIX). Atualmente é a maior igreja do Brasil dedicada a São Roque e possui uma bela arquitetura, que se destaca na paisagem e atrai olhares dos passantes. O interior é decorado por pinturas e a fachada possui belíssimos vitrais em mosaico.
Centro Cultural Brasital 
A menos de um quilômetro da igreja encontra-se o Centro Cultural Brasital. A construção, que era uma antiga fábrica têxtil, foi edificada em 1890 e tem seu nome derivado da junção das palavras Brasil e Itália, país pátrio do fundador. A empresa fechou em 1970 e renasceu em 1989 como centro cultural. Atualmente, o prédio abriga os departamentos de Educação e a divisão de Cultura da prefeitura e os galpões são ocupados por biblioteca, oficinas culturais e profissionalizantes, sala de música e dois salões em que são realizados eventos. 
No espaço, que é cercado por mata, também existe uma trilha ecológica conhecida como Caminho das Águas. A visitação ao local é gratuita. Um pouco afastado dali encontra-se a Estação Ferroviária de São Roque, que foi construída em 1930 e desativada em 1999, sendo que chegou a transportar pessoas e, posteriormente, fazia apenas o transporte de cargas. Hoje os turistas vão ali pela arquitetura e pelos trens antigos, que rendem fotos e momentos memoráveis.
Sítio Santo Antônio 
Outro atrativo que vale a visita é o Sítio Santo Antônio, que é considerada uma das construções mais importantes da cidade devido ao seu valor histórico e foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN) no ano de 1941. Nesse local, foram construídas pelo bandeirante Fernão Paes de Barros a Casa Grande e a primeira capela de Santo Antônio. Ali já foi lar de brasileiros renomados, como o Barão de Piratininga e o escritor Mário de Andrade. As visitas são gratuitas e monitoradas, e podem ser realizadas aos finais de semana.
Locais para apreciar a natureza 
Morro do Cruzeiro 
Quem vai para São Roque não pode deixar de subir o Morro do Cruzeiro e contemplar uma vista completa da cidade, com as construções cercadas de verde. O acesso é bem tranquilo e pode ser feito a pé ou de carro. Para quem está no centro fica pertinho, pois se localiza a apenas 550 metros da Estação Ferroviária. O lugar é ponto de peregrinação de devotos em alguns meses do ano, já que lá no alto, além da cruz, se localiza a imagem do padroeiro da cidade.
Recanto da Cascata 
Descendo das alturas, encontramos o Recanto da Cascata, uma queda d’água formada pelas águas do Ribeirão Carambeí. Além de apreciar os belos jardins, é possível fazer trilhas no local. A estrutura do espaço também costuma abrigar eventos, como a Expo São Roque.
Parque Natural Municipal Mata da Câmara 
O Parque Natural Municipal Mata da Câmara é um passeio gratuito que pode ser visitado diariamente. O local é a maior reserva ecológica da região e se tornou Patrimônio da Humanidade reconhecido pela UNESCO. Recebeu esse nome pois o órgão responsável por sua preservação era a Câmara Municipal da Cidade. Possui diversas espécies da fauna e da flora da Mata Atlântica, além de mananciais, sendo o local perfeito para apreciar a natureza em meio a uma caminhada e aprender mais sobre preservação.
Melhor época para visitar 
Os meses de férias escolares (janeiro, julho e dezembro) costumam ser de alta temporada, mas o destino atrai visitantes durante o ano todo com diversos festivais gastronômicos e eventos, como o Festival das Orquídeas, em julho, e a Expo São Roque Alcachofra e Vinhos, em outubro. O clima na região também é bastante agradável. No verão as médias ficam em 30°C e favorecem os passeios ao ar livre. Já no inverno, caem para 15,5°C, tornando o clima ideal para a degustação de vinhos.

Veja mais
Autor: Jovem Pan
Data: 24/09/2022