Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Cidades

Empório São Pedro em Embu das Artes
Encravado na viela das Lavadeiras, o restaurante há 27 anos conquista seu público

Encravado na viela das Lavadeiras, disparada a mais bonita (e instagramável) de Embu das Artes, o restaurante Empório São Pedro há 27 anos conquista seu público não apenas pela culinária que flerta com a cozinha mediterrânea, mas também pelo ambiente acolhedor, charmoso e repleto de antiguidades; o espaço originalmente era um antiquário.
Comandado pelo simpaticíssimo chefe Gui Manoel, palmeirense dos mais devotos, o Empório São Pedro possui um cardápio sazonal, que muda completamente em questão de meses, ou semanas. As opções incluem desde risotos e massas, todas elas produzidas artesanalmente na casa, além de pratos ainda considerados exóticos na cultura brasileira, como o pato. Para os paladares mais tradicionais, cortes de carne como o filé mignon figuram entre as opções.
As entradas também são concorridas, vão dos tradicionais bolinhos e coxinhas até as mais elaboradas, como a deliciosa panelinha de lula à provençal. As sobremesas conquistam facilmente os paladares mais açucarados com opções que misturam sorvetes caseiros, doce de leite e brownie. Por diversas vezes é possível encontrar até mesmo cannolis recheados com espuma de ricota feita na casa.
Com pouquíssimas mesas, o Empório é disputado ferozmente pelos turistas que nos fins de semana lotam Embu das Artes. A casa adotou um sistema de espera interessante, após colocar seu nome na lista, você pode bater pernas pela feirinha e assim que a mesa estiver liberada uma atendente liga, avisando que é hora de ocupar o seu lugar. Mas não demore, o tempo limite para chegar é de 10 minutos. Sem choro.
O Empório São Pedro, apesar de pequeno, é um lugar para ser explorado, não apenas no cardápio, mas também no ambiente acolhedor e descontraído. Quem tem sorte de se sentar em uma das cinco mesas ao ar livre desfruta de um charmoso espaço com muito verde e, aos fins de semana, de música ao vivo de qualidade.
Já na área interna, o Empório tem um clima mais romântico e sofisticado. Cercado por antiguidades e móveis coloniais, o ambiente é uma ótima pedida para um vinho e um almoço sem pressa. Com certeza uma das melhores experiências que Embu das Artes pode proporcionar para os ávidos turistas e clientes locais.
Outro ponto alto da casa é o atendimento, sempre impecável. As opções de drinques, em especial as caipirinhas que fogem do comum, como a que mistura amora e limão siciliano, é um dos carros chefes do restaurante.
A casa peca pela pouca variedade de cervejas, a carta do Empório São Pedro se resume apenas a opções da grande indústria, ignorando as artesanais e as importadas. Outro porém é o cardápio enxuto, mas apesar das poucas opções, dificilmente alguém não encontrará um prato com o qual se identifique.
Quem visita Embu das Artes, cidade que mescla atrações culturais, arquitetônicas, gastronômicas e naturais, tem diversas opções para um bom almoço. Mas, sem dúvida, o Empório São Pedro está um degrau acima. O preço é justo para o que oferece, não é dos mais baratos, mas é o lugar ideal para uma experiência gastronômica agradável que ficará gravada na memória por um bom tempo.
A casa funciona e quarta a sexta-feira, das 12h às 15h. Aos sábados, domingos e feriados das 12h às 17h. Após a volta da pandemia, o Empório passou a abrir para o jantar, aos sábados, mas apenas mediante reserva.

Serviço
Empório São Pedro
Viela das Lavadeiras, entrada pela rua Siqueira Campos, altura do número 67, no centro histórico de Embu das Artes
Telefones: (11) 4321-1785 e (11) 93746-0170
instagram.com/emporiosao.pedro/

Veja mais
Autor: O Taboanense
Data: 25/05/2022