Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia -

Litoral Norte cria consórcio para fomentar o turismo regional

O Consórcio Circuito Litoral Norte Paulista deve entrar em atividade no próximo ano com um orçamento de R$ 1,2 milhão para investir em ações para promoção do turismo integrado dos quatro municípios da região --Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. 

 

O protocolo de intenções já foi assinado e a meta é que os municípios iniciem em janeiro os trâmites burocráticos para criação da entidade jurídica, sem fins lucrativos. No próximo dia 9 de outubro, representantes dos Comtur (Conselho Municipal de Turismo) de cada cidade se reúnem em Caraguá para discutir as próximas etapas para criação do Consórcio.

 

Ilhabela era a única cidade da região que ainda dependia de autorização legal para participar do grupo, porém, em junho, a prefeitura conseguiu aval da Câmara. Com isso, agora as cidades podem formalizar a constituição jurídica da entidade.

 

“Essa integração é muito importante para o nosso município e para toda a região. Este ano já conseguimos realizar algumas ações conjuntas, principalmente participação em feiras”, disse Ricardo Fazzini, secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela.

 

Segundo ele, a meta é promover o turismo de médio e longo alcance, isto é, nos mercados nacional e internacional.

 

Cada prefeitura deverá repassar R$ 300 mil por mês para o grupo. O Consórcio deverá utilizar os recursos disponíveis para fomentar o turismo regional de forma a impulsionar o desenvolvimento sustentável nos quatro municípios.

 

Lembrando que as pessoas envolvidas com turismo na região ‘lutam’ pela criação do Consórcio há mais de 20 anos, o secretário de Turismo de Ubatuba, Luiz Bischof, ressalta que mesmo antes da constituição formal as quatro prefeituras já estão trabalhando em ‘consórcio’.

 

“As quatro prefeituras assinaram juntas um pedido para uma operadora de telefonia melhorar o sinal no Litoral Norte. Juntas entramos com pedido para os portais de hospedagem deixarem as pousadas e hotéis que não possuem CNPJ, pois os estabelecimentos irregulares não geram empregos e ainda podem prejudicar o turismo”, disse Bischof.

 

Questionado sobre possível 'concorrência' entre as cidades, o secretário de Caraguatatuba, Crisitian de Souza, descarta a 'disputa por turistas'. "O Litoral Norte tem uma grande diversidade e cada cidade tem características próprias, elas se complementam. Essa integração vai fortalecer o turismo regional. A criação do Consórcio era um sonho nosso, ou melhor, uma necessidade da região", disse Cristian.

 

FONTE: PORTAL MEON 

Autor: 1
Data: 26/09/2018