Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Cidades

Vocês conhecem a árvore mais antiga do Brasil?
Ela fica no Parque Estadual da Vassununga em Santa Rita do Passa Quatro

O Parque Estadual Vassununga comemorou no último dia 26 de outubro 51 anos de história e, para celebrar, está sendo reaberto depois de três anos fechado, inicialmente por uma invasão de javalis e depois por causa da pandemia de Covid-19. E lá está um sobrevivente da natureza, o Patriarca, árvore anterior à chegada dos portugueses por aqui e considerada por estudiosos ligados à USP a mais antiga do Brasil..
Com 42 metros de altura e 4 metros de diâmetro (são necessárias 13 pessoas para “abraçar” a árvore), é o maior jequitibá-rosa de São Paulo, segundo a Fundação Florestal -- é um pouco mais baixo que uma árvore da mesma espécie em Camacã, na Bahia. A mais alta conhecida é um angelim vermelho gigante da Amazônia, de 88 metros. Mas a principal diferença é que o Patriarca pode ser visitado em Santa Rita do Passa Quatro, a cerca de 245 km de São Paulo, em uma larga trilha (passa até carro) de cerca de mil metros. Ou seja, enquanto as grandes árvores da Amazônia ficam a 220 km de qualquer concentração humana, com acesso muito complicado, o Patriarca está quase na beira da Rodovia Anhanguera.
Com o tempo, o parque foi ficando cada vez mais organizado e, com de trilhas e sinalizações de diversas árvores, é possível chegar bem perto da árvore. E só assim dá para sentir a “escala” em relação ao tamanho da árvore, o equivalente a um prédio de 14 andares.

Veja mais
Autor: Porto Ferreira Hoje
Data: 28/10/2021