Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Cidades

Descubra as Dunas em São Paulo
O município de Ilha Comprida, no litoral sul do estado, guarda as belíssimas dunas do Araçá e Juruvaúva.

Você sabia que existem dunas no Litoral de São Paulo? Se sua resposta foi “não”, saiba que não está sozinho. Com cenário completamente diferente das tradicionais paisagens da orla do estado, esse destino paradisíaco ainda permanece completamente preservado e é pouco explorado pelo turismo.

Patrimônio Mundial

As últimas dunas do Estado de São Paulo estão localizadas em Ilha Comprida, no Vale do Ribeira, litoral sul do estado, e ficam dentro de uma Área de Proteção Ambiental (APA) que integra a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. A região é reconhecida pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como Sítio do Patrimônio Mundial Natural.

Para chegar a esse paraíso super preservado, partindo da capital São Paulo, são cerca de 200 quilômetros até o município de Iguape, de onde pode-se atravessar uma ponte para Ilha Comprida. Quem quiser mergulhar no clima bucólico caiçara, pode optar por seguir até Cananeia e fazer a travessia por cerca de 1 km no canal que é localmente conhecido como Mar Pequeno. O caminho é mais demorado, mas certamente oferece uma bela experiência.

O município de Ilha Comprida tem 74 quilômetros de extensão, com praias e dunas ao longo de todo o território. Há dois pontos específicos com formações de dunas, que chamam mais atenção e são mais explorados pelos turistas: Araçá e Juruvaúva. A entrada de veículos motorizados é proibida em ambos os pontos e, embora não haja fiscalização permanente, moradores e turistas respeitam a regra. A natureza agradece.

Dunas do Araçá

O Araçá possui a maior extensão de dunas móveis, caracterizadas por terem pouca vegetação, o que possibilita a interferência do vento nas formações que podem alcançar até seis metros de altura. Na época das chuvas, o visual se completa com o surgimento de piscinas naturais entre as dunas.

O percurso até o Araçá é de aproximadamente 7 km pela avenida Beira Mar, a partir do centro de Ilha Comprida, no sentido norte. Para curtir o local, você pode optar por caminhar ou fazer um passeio de bike. Além disso, a turma do surfe deve levar as pranchas já que a praia do Araçá, voltada para o Mar Pequeno, possui boas ondas. 

A dica é se programar para contemplar o pôr do sol nas dunas, de onde é possível avistar o Mar Pequeno de um lado e o mar aberto do outro. Você também pode conhecer as prainhas do Mar Pequeno, onde há quiosques com bom atendimento e comidinhas locais.

Dunas de Juruvaúva

Já na porção sul da ilha, os turistas podem visitar as dunas de Juruvaúva, que possuem menor território, mas são igualmente belas e com características um pouco diferentes. Por lá, a areia alcança até 14 metros de altura, formando pontos incríveis para contemplação. Toda a paisagem é permeada por vegetação nativa de restinga, composta por cactos e plantas rasteiras, típica de Ilha Comprida.

Juruvaúva é uma vila de pescadores, localizada entre o Boqueirão Sul e a Vila de Pedrinhas. No total são cerca de 30 km, a partir do centrinho de Ilha Comprida, até chegar lá. É excepcionalmente permitido o trânsito de veículos ao longo da praia entre Pedrinhas e o Boqueirão Sul, por não existir uma estrada. 

As dunas ficam localizadas no entorno do vilarejo, mas é do lado do mar aberto que ficam as formações mais altas e impressionantes. O rio Cordeirinho dá um charme a mais à paisagem, com a água completamente avermelhada que corta a areia clara até desaguar no mar.

Cenário cinematográfico

Pela beleza excepcional, as dunas do Araçá e de Juruaúva formam o cenário ideal para gravações e ensaios fotográficos e são o local de trabalho favorito da fotógrafa Monica Novaes, moradora de Ilha Comprida. “É um ambiente muito diverso, que proporciona essa questão da entrega e da proximidade com a natureza, que é um fator muito presente na minha fotografia. Os ensaios mais sensíveis que eu tenho são ali nas dunas”, relata.

Monica possui uma forte relação de afeto com as dunas. Ela chegou a Ilha Comprida há 13 anos e viu sua vida mudar a partir do momento em deixou-se conectar com a energia das formações de areia. Hoje, além de fotografar, Monica também organiza passeios guiados pela Ilha, orientando turistas sobre os roteiros das dunas do norte e do sul. 

“Por sair da capital e vir morar em uma cidade super pacata, eu tive bastante dificuldade de adaptação. Mas foi aí que eu conheci as dunas. Eu me apaixonei por aquele ambiente, diferente de tudo que eu já conhecia em outras praias. Então uma ligação forte que eu tenho, de vida e de relação com esse lugar, é de fato a fotografia. Foi ali que nasceu em mim a fotógrafa e a minha profissão”, conta.

LEIA+
Autor: IG Turismo
Data: 30/03/2024