Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Roteiros

Dica OVALE: 10 sugestões de praias em Caraguatatuba
Confira agora uma seleção feita com base em publicações e opiniões profissionais na área de turismo do Litoral Norte!

Conhecida por ser uma cidade muito chamativa para turistas, principalmente durante a alta temporada, onde o número de pessoas no município costuma dobrar, Caraguatatuba é uma das primeiras opções de escolha de joseenses, paulistanos, e outros para passar o feriado prolongado ou, principalmente, o final do ano. Devido sua grande somatória de "casas de temporada", Caraguá é uma das maiores queridinhas da RMVale. No entanto, por vezes, as praias da cidade são subestimadas.
Inegável que outros locais do Litoral Norte de São Paulo possuem praias paradisíacas, porém, as de Caraguá também tem [muito] charme! Pensando em recomendar alguns destinos incríveis para o banho, prática de esportes e caminhadas, OVALE criou mais uma lista indicando as melhores praias para conhecer e desfrutar, desta vez, falando exclusivamente de Caraguatatuba. Inclusive, não deixe de comentar sugestões de seus locais favoritos para relaxar e/ou se aventurar no 'Facebook' e no 'Instagram' do jornal!
Confira agora uma seleção feita com base em publicações e opiniões profissionais na área de turismo do Litoral Norte!
(A lista foi criada com base em uma seleção de publicações especializadas em turismo de Ubatuba e avaliações diretas de frequentadores munícipes e turistas das praias por meio dos comentários públicos no Google Maps)

1. Praia Martim de Sá: Toda cidade litorânea tem aquela praia que é a famosinha, não é? Localizada perto do centro da cidade, a Praia Martim de Sá é a mais badalada e procurada de Caraguatatuba. Se você está viajando com amigos em Caraguá, provavelmente você vai querer dar uma passadinha na Martim de Sá para farrear.
Com bastante infraestrutura urbana, a orla é cheia de quiosques, bares, restaurantes e, principalmente, pessoas. A praia bomba e fica lotada nos fins de semana, feriados e fins de ano.
A água é de um tom bem azulado, que contrasta com a areia bem clara. A vista do mar e das terras do outro lado do oceano são belíssimas e encantam tanto os turistas como os próprios munícipes.
Apesar de bonita, divertida e bem frequentada, é bom tomar bastante cuidado! A Martim é uma praia majoritariamente de tombo, crianças e pessoas que não sabem nadar não devem ir muito ao fundo. Para banhar-se com mais tranquilidade, é recomendável que os interessados se deleitem ao canto esquerdo, onde o mar é menos revolto.

2. Prainha: Como o nome sugere, a Prainha é uma praia bem pequena próxima à praia Martim de Sá. Para quem gosta de tranquilidade e/ou ficar de boa sem estresse ou preocupação extrema com crianças, a Prainha pode ser uma ótima escolha!
Com o mar raso e sem ondas, a praia é bastante procurada pela calmaria, é bom chegar cedo para garantir um bom lugar. Se você é mais radical ou gosta de pegar uma boa onda, você não vai gostar nem um pouco do local.
Por ser pequena e com bastante aglomeração, uma das principais queixas dos internautas é a falta de consciência de muitas pessoas, o lixo urbano costuma se acumular na faixa de areia durante a alta temporada. Sejamos mais respeitosos com a natureza, leve seu lixo embora!
Além de tudo, o maior point da Prainha com certeza é a 'Pedra do Jacaré', um costão rochoso com um formato similar à cabeça do réptil no lado extremo esquerdo da praia. A visão de lá de cima é bárbara, praticamente um mirante natural. Para subir, é preciso uma caminhadinha de no máximo 5 minutos.

3. Praia da Cocanha: Considerada uma das mais bonitas de Caraguá, a Praia da Cocanha é visualmente conhecida por ter uma areia fofa que formas belas e pequenas "dunas" por grande parte de sua extensão. O mar costuma ser bem limpo e tranquilo para o banho, ideal para diversos tipos de pessoas.
Com bastante quiosques e restaurantes, a estrutura urbana também conta com vagas para estacionamento. É bem comum ver pessoas praticando esportes como stand up, canoagem, vôlei de praia, futvôlei e beach tennis -- a praia é bem usada em competições do Litoral Norte e do Brasil.
Uma das maiores belezas é a visão para o Ilhote da Cocanha, uma pequena ilha que fica de frente para a praia. Para visitá-la, é possível fazer uma travessia de caiaque que não costuma custar muito caro.
O Rio Gracuí corta a Cocanha com a Massaguaçu, outra praia também bem famosa na região.

4. Praia da Pedra da Freira: Famosa por sua bela formação rochosa, a Praia da Pedra da Freira recebe esse nome por sua mais notável paisagem ser semelhante a uma freira de joelhos que reza em direção ao mar.
Esta praia já apareceu em outra lista da Dica OVALE, onde constava como uma boa dica de visita às praias do Litoral Norte.
Antes era preciso fazer uma trilha pequena de pedras para descer a praia, já que o caminho de acesso é por um pequeno morro. No entanto, obras atuais facilitaram o caminho, deixando as escadas mais bem estruturadas.
Apesar de pequena, a praia é um lugar bem reservado, sossegado e até "escondidinho". Cercado por vegetação e águas calmas, munícipes indicam que o maior borogodó do local é o lindíssimo pôr do sol.

5. Praia Brava: Já deu para perceber que os nomes das praias de Caraguá são bem diretos, não é? Partindo desse princípio, a Praia Brava, como você deve imaginar, é uma praia de tombo, com mar agitado e de ondas fortes. Apesar de revolta, é uma paisagem rústica de tirar o fôlego!
Banhistas costumam não curtir muito, afinal, é relativamente perigosa. A praia é muito apreciada por surfistas.
Lá você não encontrará nenhuma estrutura urbana: não tem quiosques, nem barraquinhas, nem restaurantes. Se for ficar o dia inteiro, não esqueça de levar um lanchinho e uma água. Apesar de afastada da urbanização, internautas dizem que isso é perfeito para se isolar na natureza e encontrar um momento de paz.
Para chegar na Praia Brava, deve-se realizar um percurso de aproximadamente 20 minutos de uma trilha de média complexidade.

6. Praia da Mococa: A Praia da Mococa é ótima para curtir um programa mais "família", o mar é, em grande parte, bem tranquilo e raso. A praia é bem tradicional, rústica e cercada por natureza.
Apesar da preservação, o local também conta com uma boa estrutura de quiosques para tomar uma bebida gelada e petiscar algumas delícias do litoral.
A areia é monazítica, ou seja, escura devido à grande presença de metais pesados, mas isso não significa que ela é suja. Além disso, dizem que as águas desta praia tem um "poder terapêutico" pela presença abundante de minerais que ajudam a tratar de dores reumáticas e nas articulações. Será que é verdade? Não custa nada experimentar.

7. Praia do Centro e do Camaroeiro: Localizadas no centro de Caraguá, as praias do Centro e do Camaroeiro não têm uma delimitação muito exata, então elas se integram continuamente até o Rio Santo Antônio, ao sul da cidade.
As praias não são muito indicadas para banho, afinal, estão muito próximas à cidade e, claro, à poluição sonora, visual e de poluentes por si. Mas então, o que estas praias estão fazendo aqui nesta lista? Mais que apenas o mar, as praias tem uma ótima infraestrutura de bares, restaurantes, parques e lojas no geral.
É muito comum ver gente fazendo corridas na orla de areia e/ou jogando futebol ou vôlei na região. A praia (falando das duas integradas) é próximo de um parque de diversões, de uma praça de eventos, de algumas quadras esportivas e de uma pista de skate.
Ideal para quem está dando um rolê no centro da cidade e quer ir um pouquinho à praia sem ter muito trabalho. Ah! Em algumas épocas do ano a região celebra vários eventos, como shows de música e de gastronomia.

8. Praia de Tabatinga: A Praia de Tabatinga é uma praia bem ao norte da cidade que faz divisa com o município de Ubatuba. Com uma areia branca bem fina e um mar tranquilo e raso, a Tabatinga é ideal para crianças e pessoas que não gostam de se aventurar em locais perigosos.
Por lá, não é necessário ficar preocupado com comida ou bebida, existem vários quiosques e bares em toda a orla. Em alguns pontos é comum ver aluguéis e garagens de jet-skis e caiaques que, inclusive, podem leva-lo até a Ilha do Tamanduá -- uma ilha belíssima com uma praia ideal para a prática esportiva.
No canto esquerdo da praia fica a foz do Rio Tabatinga, onde é possível ver o encontro do rio com o mar. É nessa área que as águas são mais utilizadas por banhistas.

9. Ilha do Tamanduá: Localizada entre a divisa marítima com Ubatuba, a Ilha do Tamanduá é a maior ilha de Caraguá. Muito procurada pelas belezas naturais, o trajeto pode ser feito a partir de várias praias, como a de Tabatinga, da Cocanha, Mococa, Martim de Sá e Massaguaçu.
O mar é agitado e bastante indicado para mergulho e pesca esportiva. Nas avaliações online, não existe um cliente que não queira retornar à ilha paradisíaca.

10. Praia do Massaguaçu: Fechando a lista com cerca de 8 quilômetros de extensão, a Praia do Massaguaçu é a maior praia de Caraguá. Apesar de bem famosa, não é muito indicada para banhistas inexperientes por ser uma praia de tombo com correntezas bem agitadas.
Mesmo que melhor aproveitada por surfistas radicais, é uma das melhores praias para caminhar e sentir a brisa marinha. Por lá, existe um calçadão e uma ciclovia iluminados para passeios de bike.
Internautas comentam que a praia é ótima para ensaios fotográficos e para observar o pôr do sol. No entanto, ninguém parece achar prudente deixar crianças entrarem no mar.

Autor: O VALE
Data: 30/09/2021