Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Estâncias

São José do Barreiro
Apresentação

Principal acesso ao Parque Nacional da Serra da Bocaina, São José do Barreiro é o ponto de partida da antiga Trilha do Ouro, caminho utilizado por tropeiros no século XVIII para transporte do metal precioso extraído de Minas Gerais ao porto de Parati (RJ).

No século XIX, o mesmo trajeto foi usado para escoar o café produzido pelas cidades do Vale do Paraíba.

Hoje a trilha é um belo trekking com duração de três dias, passando por fazendas, cachoeiras e alguns trechos de calçamento com pedras assentadas por escravos. A pacata cidade encanta ainda pelas construções históricas e ruas de paralelepípedos.

Principais atrações - Cachoeirão de Formoso; Cachoeiras da Mata, da Esmeralda no Bairro do Máximo e da Usina; Balneário Água Santa; Fazendas São Francisco, da Barra, São Benedito e Pau D’Álho; Igreja Matriz de São José; Represa do Funil; Parque Nacional da Serra da Bocaina; Pico do Tira Chapéu – 2088m (trekking); Pico da Bacia – 2050m (trekking); Travessia da Serra da Bocaina pela Trilha do Ouro; Gruta do Sertão da Onça; Cachoeiras de Santo Izidro, das Posses, do Jacú Pintado e do Veado; Travessia do Caminho da Bocaina ; Circuitos para Mountain Bike; Trilhas para Trekking; Travessia da Bocaina pela Transbocaina (off road, motocross e mountain bike).

Receptivo
Atendimento ao Turista - Rua José Bento Teixeira, 45 - Centro (sede da Prefeitura) - Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h às 16h
Delegacia de Polícia: (12) 3117-1270
Unidade Básica de Saúde: (12) 3117-1252
Segmentos Turísticos
Ecoturismo Aventura Esportes Religioso Rural Social Cultural
Canais oficiais de São José do Barreiro
Fazenda Pau d´Alho

Fazenda bicentenária que mantém viva a memória dos tempos do café, que recebeu D. Pedro I no caminho para a proclamação da independência.