Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Roteiros

4 dicas de atrativos para conhecer em Caraguatatuba
Praias, rio de águas cristalinas, parque no meio da Serra do Mar

Caraguatatuba é porta de entrada para o Litoral Norte Paulista e conta com uma excelente infraestrutura, mas também reserva belezas, como as a seguir: 
1. Praia de Tabatinga
A Praia de Tabatinga está localizada a 18 km do centro de Caraguá, sentido Ubatuba. Um local bastante conhecido e procurado por turistas e moradores.
O mar é muito tranquilo, não tem ondas e a praia oferece estrutura de quiosques e serviços de praia. Costuma ser bastante movimentada, principalmente na alta temporada por famílias com crianças.
No canto direito da praia estão instaladas garagens náuticas, é comum ver o movimento de barcos, lanchas e jet-skis que, inclusive, levam à Ilha do Tamanduá, repleta de belezas naturais e mata selvagem, muito procurada para a pesca esportiva.
Com uma faixa de areia fina e bastante extensa, há muitas opções de lazer na Tabatinga. No canto esquerdo da praia está o Rio Tabatinga de encontro ao mar.
2. Lagoa Azul
A Lagoa Azul é realmente linda, considerada um dos pontos turísticos mais importantes de Caraguatatuba. Está localizada na parte sul da Praia do Capricórnio, na foz do Rio Jetuba.
O local pode ser acessado pela entrada do Bairro do Capricórnio, através da rodovia Rio – Santos (SP 55). Logo na entrada há uma avenida pavimentada que cruza o loteamento até o Delfim Verde, o resto do trecho é de terra.
A lagoa fica separada do mar por um “braço de areia”, e sua água, calma e doce, contrasta com as fortes ondas do mar aberto. O local é indicado para banhistas, porém, sempre com muita atenção e cautela às condições climáticas e marítimas.
Em épocas de temporada os guarda-vidas locais podem auxiliar, no entanto, não é aconselhável nadar sozinho, caso não o saiba. Não há estrutura comercial na lagoa, afinal, é um lugar de preservação ambiental, por isso, ao visitar a lagoa Azul não esqueça de recolher o seu lixo.
Os pescadores locais, grande parte moradores, costumam ficar ali perto à espera de peixes. Ela também é ótima para andar de caiaque, remar de stand up, nadar ou apenas relaxar.
A Lagoa Azul é cercada de vegetação nativa e muita tranquilidade, desfrute!
3. Praia da Mococa
Localizada ao norte de Caraguatatuba, a praia da Mococa está aproximadamente 15 km do centro da cidade.
Com estrutura de quiosques para atender os visitantes e águas calmas, a Mococa costuma ser bastante frequentada por famílias. A areia desta praia é mais grossa com algumas manchas escuras e, em alguns trechos a faixa de areia não é plana, mas sim, com uma pequena inclinação.
A Mococa fica entre das praias da Cocanha e da Tabatinga. O canto esquerdo costuma ser mais movimentado, já o canto direito em direção à Cocanha é mais calmo e sem estrutura.
Por ser uma praia de mar calmo, propicia atividades como stand up, caiaque e remo. A Praia da Mococa está bem próxima da Ilha do Tamanduá e uma ótima opção de lazer é fazer passeio de barco até a ilha.
4. Parque Estadual Serra do Mar em Caraguatatuba
A riqueza e a biodiversidade do Litoral Norte não estão apenas em suas belas praias.  Para quem gosta de estar em verdadeiro contato com a natureza, visitar o Parque Estadual Serra do Mar, núcleo Caraguatatuba,  é uma excelente opção na modalidade Ecoturismo.
O Local faz parte de uma área de preservação ambiental e a gestão do parque é feita pela Fundação Florestal do Estado de SP. Esta área do núcleo já era categorizada como Reserva desde o ano de 1956, mas foi em 1962 que passou, oficialmente, a fazer parte do Parque Estadual.
Exuberantes paisagens e muita Mata Atlântica! Entre outras trilhas, possui duas de nível moderado, com cerca de 4h de caminhada. Pelo passeio, muitos pássaros, diferentes espécies de animais e cenários incríveis em meio à mata.
Ao final das trilhas, uma das recompensas é a Cachoeira da Pedra Redonda, com piscina natural e queda d’água com altura de 6m. O lugar também conta com ciclorrotas e rota das aves, proporcionando diferentes experiências.
Os rios percorridos no núcleo formam as bacias do rio Juqueriquerê (maior bacia do litoral norte, com trechos navegáveis), do rio Santo Antônio, do rio Mococa e do rio Guaxinduba. Juntos, esses rios abastecem todo o município de Caraguatatuba.
A visitação ao Parque pode ser feita através dos guias e com agendamento prévio.
Endereço para visitação: Rua do Horto Florestal, 1200 – Bairro Rio do Ouro, Caraguatatuba.
Agendamentos e informações pelo telefone: 12 3882-5999 ou no e-mail: pesm.caragua@fflorestal.sp.gov.br

Veja mais
Autor: Prefeitura Caraguatatuba
Data: 07/08/2022