Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Roteiros

6 atrativos de Ilhabela
Ilhabela é rica em história, cultura e natureza.

Ilhabela, assim como as demais cidades do Litoral Norte é rica em história,  cultura e natureza. Selecionamos alguns atrativos que merecem a sua visita.  
Praia Saco da Capela 
A praia do Saco da Capela parece mais uma pintura, com mar calmo e muitos veleiros ancorados ao mar.
Localizada sentido norte da Ilha, distante do centro histórico (Vila) em apenas 1 km e da balsa em 5,5 km. O local é de fácil acesso pela avenida principal.
No Saco da Capela nem sempre o mar está próprio para banho devido a grande quantidade de barcos, porém, em dias de águas claras as famílias se divertem com as crianças por ser um lugar bastante tranquilo e raso.
Possui estrutura de quiosques e serviços de praia, além de variadas opções da gastronomia caiçara.
Como todas as praias da Ilhabela, possui um cenário incrível e o entardecer é um dos grandes espetáculos da natureza local.
Praia de Barreiros 
A Praia de Barreiros fica no lado norte da Ilha, sentido centro histórico. Está apenas a 2,5 km da Vila.
O local é frequentado por praticantes de esportes náuticos como stand up, windsurf, kitesurf, entre outros. Possui uma vegetação muito bonita, vários coqueiros e um belo pôr do sol completam o visual.
A água do mar é calma e a praia pouco movimentada. Ao lado sul de Barreiros fica o Mirante, sendo possível apreciar uma bela paisagem de São Sebastião e o casarão da antiga fazenda Barreiro, com mais de 100 anos e traços coloniais. Não há estrutura turística nesta praia. Não esqueça de trazer o seu lixo, preserve!
Antiga Cadeia 
Antigos prédios que hoje se tornaram patrimônio histórico, como a antiga cadeia e fórum da Ilha, são algumas opções de lazer turístico cultural para quem visita a região. Recentemente a Prefeitura transformou o lugar no Museu Náutico da cidade.
O Museu Náutico de Ilhabela exibe uma coleção de peças provenientes de naufrágios, principalmente do Príncipe de Astúrias, além de 21 painéis com informações e imagens dos naufrágios e um painel de seis metros com a linha do tempo indicando naufrágios desde 1825 até 1990.
Conheça um pouco das informações oficiais de registro;
Até o final do século XIX, a câmara e cadeia de Ilhabela encontravam-se instaladas em um único edifício. Com o advento da República, o governo determinou a construção de edifícios com uso concomitante de cadeia e fórum, passando as câmaras a funcionarem isoladamente.
O projeto do edifício da Cadeia e Fórum de Ilhabela, concluído em 1913, é de autoria do projetista G. B. Maroni da Secretaria de Viação e Obras Públicas, em estilo eclético. No pavimento térreo funcionava a cadeia e, no superior, o fórum. Com o abandono de suas funções originais, o edifício abrigou outras instituições.
Praia do Perequê
A Praia do Perequê está localizada na região central da Ilha. Com diversos coqueiros por toda a sua orla, agrada todos os públicos.
Seu mar é calmo e possui uma extensa faixa de areia. O acesso é muito fácil pois ela está na Avenida principal da cidade. Distante da balsa em aproximadamente 2 km.
Possui ótima infraestrutura, com bares e quiosques, ciclovia, parquinho e pontos de locação de equipamentos como stand up, caiaque e até bicicletas.
Parada obrigatória para qualquer visitante de Ilhabela. Apreciar o pôr do sol nesta praia é ver um espetáculo da natureza, experimente!
Praia de Santa Tereza
A charmosa Praia de Santa Tereza está localizada no lado norte de Ilhabela. É a primeira após a Vila (centro histórico da cidade) e fica ao lado do Yacht Club.
Costuma ser bastante frequentada por pescadores locais. A sede da Associação dos Pescadores Artesanais de Ilhabela está localizada em Santa Tereza, uma ótima opção para compra de pescados logo ao amanhecer.
Com faixa de areia de 420m de extensão, suas águas são claras e calmas, mas nem sempre aconselhável para banho por conta da quantidade de embarcações que se encontram no local.
No canto norte é ainda um pouco mais tranquilo, veranistas e moradores relaxam entre belas pedras e fileiras de coqueiros e chapéus-de-sol.
Nesta praia há uma quadra de futebol de areia, uma academia ao ar livre e estacionamento público. O acesso é fácil, seguindo pela Avenida principal de Ilhabela.
Como muitas outras da Ilha, o pôr do sol é um espetáculo à parte com o cenário cheio de barquinhos.
Ponta das Canas
Um dos locais preferidos dos velejadores em Ilhabela. A Ponta das Canas está localizada sentido norte, à 16 km da balsa, a referência para chegar no local é a vizinha praia da Armação.
Ponta das Canas costuma receber um forte vento de leste, o que torna a prática dos esportes de Vela muito favorável. É comum encontrar praticantes de Kitesurf e Windsurf por ali.
O Forte Ponta das Canas foi o último a ser construído na Ilha e o único a ser preservado até hoje. Com um visual incrível do canal, os seus muros contribuem para um cenário histórico e belas fotos.

Autor: Tamoios News
Data: 17/08/2022