Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Cidades

Gavião-de-penacho é encontrado em Eldorado (SP)
Espécie ameaçada é protegida e acompanhada de perto por monitores ambientais

Ao sul do estado de São Paulo a cidade de Eldorado (SP) abriga uma natureza preservada, repleta de belezas e surpresas. Abraçado pela Mata Atlântica quase intocada, o local apresenta cenários deslumbrantes e para diversos gostos, com cavernas e cachoeiras. O município, que é considerado o quarto maior em extensão territorial do Estado, faz parte do Vale do Ribeira, um Patrimônio Natural da humanidade. É casa de muitos tesouros, um deles são as aves.
Entre a diversidade de espécies que ocorrem na região uma em especial tem atraído observadores: o gavião-de-penacho, uma das aves de rapina mais imponentes do nosso País. A espécie é florestal e está ameaçada, mas encontra refúgio e abrigo nessa área.
Nossa equipe foi até o quilombo Sapatu, onde um dos ninhos do gavião é monitorado e protegido, para registrar de perto o ciclo de vida dessa espécie. Quem acompanhou o time nessa jornada foram os condutores ambientais Duco Silva e Maicon, que há anos se dedicam a conscientizar as pessoas sobre a importância da espécie.

Veja mais
Autor:
Data: 21/04/2022