Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Roteiros

Cervejarias em Campos do Jordão: no frio ou calor, visite
Artesanais, as cervejarias em Campos de Jordão são boas para conhecer no frio ou no calor

O título deste texto sugere a você visitar não apenas uma das cervejarias em Campos do Jordão. E ainda bota água no chope dos defensores de que essa bebida deva ser curtida exclusivamente no verão. Se fosse assim, por que diabos a cerveja é tão apreciada em países europeus de inverno rigoroso? Como na Alemanha, da icônica Hofbrauhäus de Munique, da imitada Oktoberfest e onde o assunto é levado tão a sério que há até uma Lei da Pureza da Cerveja Alemã.
Em Campos, as cervejarias artesanais entraram na rota das atrações turísticas da cidade na Serra da Mantiqueira, como a gente explica no nosso guia de Campos do Jordão. A maioria está aberta à visitação combinada com uma sessão de degustação – verifique quais na lista abaixo. Como cortesia, a gente encerra o post com uma dica a mais de cervejaria artesanal da região.
Baden Baden
No princípio, era a Baden Baden. E assim, nos idos de 1999, o assunto cerveja artesanal praticamente se encerrava nesta pioneira na fabricação da bebida em Campos do Jordão e no próprio Brasil. A linha de produção está diariamente aberta à visitação, das 10 às 17 horas (60 minutos). Ela fica a 2,5 km do portal de entrada da cidade.
Para beber além do que é servido na degustação do tour, vá ao Capivari, onde a Baden Baden tem um restaurante com comidas típicas da Alemanha. Premiada em 2017, a Bock é escura e adocicada, boa para dias frios. De acordo com a cervejaria, ela acompanha carnes vermelhas ou pratos com cogumelos e queijos do tipo gorgonzola ou parmesão. A lojinha ao lado do restaurante vende cervejas produzidas sazonalmente, canecas e outros produtos.
Cerveja Campos do Jordão
Mais do que o nome, a cervejaria Campos do Jordão procura exaltar as virtudes da cidade paulista. Em cada rótulo está lá uma araucária, árvore típica da região, estilizada na logomarca. Assim como em toda versão da bebida estão estampados ícones locais, caso do velho bondinho turístico.
A fábrica funciona dentro do Parque da Cerveja, onde o tour seguido de prova de 6 sabores é só uma das experiências disponíveis, todas pagas à parte. Ali há um museu a céu aberto com painéis que contam a história da bebida, área de biernic e o Mirante Mantiqueira. Inaugurada em 2021, a plataforma de vidro e aço com 140 metros de altura oferece visão 180° das montanhas.
No ano passado, Nathalia e eu visitamos o Parque da Cerveja, que fica bem próximo do Toriba, onde estávamos hospedados. O tradicional hotel é uma das nossas sugestões de onde ficar em Campos do Jordão.
Toda a carta da Campos do Jordão está à espera de ser harmonizada com os pratos do restaurante Alto da Brasa, comandado por uma brew chef. Peça carne vermelha ou massa para acompanhar a Pinhão, que leva a semente da araucária na sua composição.
Caras de Malte
A fachada com planetas orbitando ao redor do logotipo Caras de Malte sugere uma coisa de outro mundo. Batizadas de Asteróide, Supernova e Radioativa, as cervejas reforçam o storytelling dos 8 amigos que deixaram o planeta Malte e encontraram na Serra da Mantiqueira o lugar ideal para dar início à produção.
A fábrica fica no caminho de quem vai para o Horto Florestal. Não há visitação aberta ao público, mas dá para expiar pelo vidro os tanques de fermentação e a linha de produção, localizados em um galpão ao lado do restaurante. No salão interno com lareira ou no deck externo coberto dá para pedir carnes grelhadas e friturinhas. Bons de saborear com uma Antimatéria, lager dourada ao estilo Munich Helles e que leva lúpulos nobres alemães e tchecos.
Gard Cervejaria
Assim como a cerveja, o que era um hobby de dois primos foi maturando e encorpando até virar um negócio de fato. Pequeno, que é pra se manter fiel ao conceito artesanal. A Gard está instalada em uma fazenda dentro do Horto Florestal. Desde 2015, já produziu 40 estilos diferentes da bebida, incluindo uma que leva um tomatinho de árvore, fruto típico da região, responsável por contribuir com uma certa acidez na fórmula da Ska.
Já a Tmavé da Mantiqueira remete à viagem de um dos sócios à República Tcheca. De tonalidade escura, ela apresenta sabores como chocolate, café e caramelo. Vai bem com carne de porco, embutidos e sobremesas, segundo os fabricantes. Para tirar a prova, peça algo para comer no food truck da Gard ao lado do bar, que funciona de quarta a segunda, das 11 às 17 horas.
A conta, por favor! E mais uma pra gente ir embora
Bar que se preza não cobra saideira, aquela pequena dose de cortesia servida sem cobrar nada a mais, só para fidelizar o cliente. Inspirados por isso, a gente concede então mais uma dica de cervejaria. Não fica exatamente em Campos do Jordão, mas você vai encontrar seus rótulos em lugares como o Empório dos Mellos, restaurante de slow food da cidade e que também vende muita coisa gostosa de produtores locais.
Araukarien
Tour pela fábrica, degustação, lojinha e restaurante para testar a combinação de pratos com as cervejas locais. Não falta nada na Araukarien, localizada em Santo Antônio do Pinhal, vizinha a Campos do Jordão. A cervejaria funciona de quinta a domingo, das 11 às 18 horas. Além de ações em datas especiais, a programação inclui apresentações de música ao vivo no deck ao ar livre.

Veja mais
Autor: CATRACA LIVRE
Data: 23/07/2022