Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Roteiros

O local que faz jus ao nome: Ilhabela
É realmente uma cidade linda, repleta de belezas naturais, um lugar para visitar várias vezes!

Por Emanuelle AraújoIlhabela é um município-arquipélago marinho com mais de 30 praias para todos os tipos de viajantes, cachoeiras em meio à Mata Atlântica, trilhas sensacionais e é ótima para quem quer começar a prática do mergulho.

Para chegar lá, é preciso verificar as condições do tempo para a travessia da balsa, que sai da cidade de São Sebastião. Ilhabela é dividida em duas áreas, a que possui as praias urbanas nas regiões Sul, Centro e Norte.

E a outra área onde fica o Parque Estadual de Ilhabela, que é protegido e onde ficam os lugares mais lindos como a famosa Praia de Castelhanos, Praia do Bonete, Cachoeira do Gato e outros atrativos naturais. Só é possível chegar nessa parte com o apoio de guias turísticos autorizados e utilizando carro 4×4 ou pelo mar com barcos. Confesso que é um dos meus sonhos conhecer essa outra parte da ilha e ainda vou organizar esse passeio para contar tudo para vocês aqui.

Então, hoje, vou dá algumas dicas da parte com as praias mais acessíveis. O bom que em poucos dias você explora a ilha e seus atrativos. É perfeita para uma viagem rápida num fim de semana ou em algum feriado.

A praia mais urbana é a do Perequê com águas calmas e vários quiosques. Um dos quiosque que mais gosto é a @creperianareia, que serve crepes deliciosos e bem do lado há uma barraca onde podemos alugar caiaque e prancha de Stand Up Paddle. Também tem ciclovia e patinetes elétricos, que podem ser alugados com valores acessíveis, baixando o aplicativo do FlipOn. É uma ótima dica para quem quer conhecer a orla patinando de forma prática e divertida.

Seguindo para o lado mais ao sul, tem várias praias pequenas como as praias da Feiticeira, Curral, Prainha, Julião e outras. Uma delas que vale um destaque é a Praia da Pedra Miúda, onde fica também a Ilha das Cabras, que é uma ilhota famosa para quem quer começar a prática do mergulho ou para quem quer ver o fundo do mar usando máscara de snorkel. Foi lá, inclusive, que tive a minha primeira experiência com snorkel. Vi muitos peixes incríveis e tartarugas.

Já ao norte de Ilhabela há as praias do Jabaquara, Armação onde fica o farol da Ponta das Canas, Pacoíba, Guarapocaia, Pinto, Barreiro, Mercedes, entre outras. Um local que merece uma parada especial é a Praia da Pedra do Sino, que possui um mar calmo e do lado direito tem diversas pedras enormes e bem curiosas. Pois, ao bater a pedra com um machadinho ou outra pedra, você escuta um som parecido como de um sino. Para chegar nas pedras, o turista percorre uma passarela de madeira, que é aberta à visitação.

Também vale colocar no roteiro uma vista para conhecer a vila onde fica o píer principal de Ilhabela, inclusive é onde os passageiros dos navios de cruzeiros desembarcam para conhecer a cidade. Lá, há vários restaurantes, barzinhos, o centro histórico, lojinhas e muito mais.

Uma super dica para quem quer conhecer Ilhabela, roteiros, pousadas, espaços culturais e gastronômicos, é acessar o site da www.ilhabela.com.br. Lá, há todas as informações sobre a cidade. Ah… e, é claro, que eu não posso finalizar esse texto, sem antes falar sobre a principal dica: que é NÃO esquecer de levar um repelente muito bom. A cidade é conhecida pelos famosos borrachudos, que são intensos em diversas partes, principalmente de manhã e no fim do dia. As picadas deles deixam rastros de sangue e uma coceira depois do ataque. Outra dica é comprar o “Citroilha”, que é um repelente feito na ilha à base de icaridina, que garante um efeito bem melhor do que os repelentes comuns.

É isso, gente. Mesmo com os borrachudos, a ilha não deixa de ser bela. Então, segue as minhas dicas e já começa a programar dias inesquecíveis em Ilhabela!

Por Emanuelle Araújo - Jornalista, especialista em Ciência Política, Marketing Digital e Ensino Superior, com 20 anos de carreira, atuando em veículos de comunicação, assessoria de imprensa e redes sociais. É apaixonada por viagens e pela Amazônia, e há mais de 8 anos é responsável pelas redes sociais de mais de 50 hotéis espalhados pelo Brasil, sempre dando dicas de turismo e destacando destinos incríveis. Na coluna “Turismo do Dia”, ela mostra informações especiais para quem não dispensa alguns dias de folga, se divertindo e conhecendo novos destinos. Boa leitura

Veja mais
Autor: Dia a Dia Notícia
Data: 25/05/2023