Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Roteiros

4 atrações naturais para conhecer perto de São Paulo
Eldorado, Cananéia, São Bento do Sapucaí e Ubatuba têm refúgios em meio à natureza

Algumas cidades próximas à capital paulista são verdadeiros refúgios em meio à natureza e com paisagens deslumbrantes, com cavernas, montanhas e praias.
Confira 5 atrações naturais para conhecer perto de São Paulo
Parque Estadual Caverna do Diabo (Eldorado)
Criado em 2008, o parque integra o Mosaico de Unidades de Conservação do Jacupiranga, composto por outras 13 unidades com o objetivo de proteger a Mata Atlântica. São mais de 40 mil hectares distribuídos entre os municípios de Eldorado, Barra do Turvo, Cajati e Iporanga.
O parque tem como principal atrativo a Caverna do Diabo. A Unidade conta com trilhas, cachoeiras e fauna e flora variadas, com animais como jacutingas, onças e macacos, além de árvores nativas como araçás, guapuruvus e palmitos-juçaras.

Estrada da Caverna (SP-165), km 111 + 5 km, Rodovia Benedito Paschoal de França, Bairro André Lopes, Eldorado (SP)
Tel.: (13) 3871-1242 / (13) 3871-3318
Monitoria: Obrigatória no local
Ingresso e mais informações: www.cavernadodiabo.ingressosparquespaulistas.com.br

Pedra do Baú (São Bento do Sapucaí)
Formado por um fantástico Complexo Rochoso, situado no meio da exuberante Mata Atlântica, da qual restam aproximadamente 8% da sua porção original, MONA Pedra do Baú está encravado na Serra da Mantiqueira e é considerado um dos principais pontos de escalada técnica do estado de São Paulo.
Do alto da pedra, é possível ter uma bela vista da Serra da Mantiqueira, na região da divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Além disso, a pedra, em si, é tão evidente na paisagem que chega a ser visível de diversas localidades do Vale do Paraíba, já usada como instrumento de navegação geográfica.

Estrada Municipal do Bauzinho, km 6, Bairro Paiol Grande, São Bento do Sapucaí (SP)
Tel.: (12) 3663-1977
Reserva e mais informações: www.monapedradobau.ingressosparquespaulistas.com.br

Ilha Anchieta (Ubatuba)
O Parque Estadual Ilha Anchieta protege a segunda maior ilha do litoral norte do estado de São Paulo. São 17 km de costões rochosos e sete praias de águas cristalinas que contrastam com o verde da Mata Atlântica. Os visitantes podem usufruir de caminhadas ecológicas, mergulhar em águas claras, explorar um rico patrimônio histórico cultural ou apenas contemplar a paisagem exuberante.
Os principais ecossistemas do parque são o marinho, a floresta ombrófila densa, a restinga e a vegetação de costões rochosos, típicos do bioma Mata Atlântica. Há diversas espécies de aves, répteis e anfíbios, como sabiás, juritis, macacos, tartarugas, garoupas, lagartos e quatis. Há também animais marinhos, como as estrelas-do-

Av. Plínio de França, 85, Saco da Ribeira, Ubatuba (SP)
Tel.: (12) 3832 1397
Ingresso e mais informações: www.ilhaanchieta.ingressosparquespaulistas.com.br

Ilha do Cardoso (Cananéia)
O Parque Estadual da Ilha do Cardoso está localizado no município de Cananeia, extremo sul do estado de São Paulo. Abriga diversos ambientes: costões rochosos, praias, braços de mar, estuários, barras, lagunas, restingas, manguezais, rios, planície litorânea, ilhas e montanhas cobertas por florestas.
A  Ilha do Cardoso possui 49 embarcações credenciadas, responsáveis pela travessia da Ilha de Cananéia até o parque, principalmente até a Praia do Itacuruçá/Pereirinha, no Núcleo Perequê, local de maior fluxo de visitação da Unidade. A Praia do Itacuruçá/Pereirinha tem limite de visitação pública de mil pessoas por dia. Os interessados em conhecer a Unidade de Conservação devem procurar a Associação de Monitores Ambientais de Cananeia (Amoamca). Importante levar calçado fechado, protetor solar e repelente.

Av. Professor Wladimir Besnard, s/n, Bairro Morro São João, Cananéia (SP)
Quando: de segunda a domingo, das 8h às 17h
Ingresso: www.ilhacardoso.ingressosparquespaulistas.com.br

Veja mais
Autor: CATRACA LIVRE
Data: 18/06/2022