Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Cidades

Cidades turísticas em SP para fugir nos finais de semana
escubra os destinos que oferecem muita aventura, contato com a natureza, belas paisagens, lugares históricos e comida boa a poucas horas da capital

A capital paulista é conhecida pela agitação, mas existem cidades turísticas em SP com uma programação variada e riquíssima. Descubra os destinos que oferecem muita aventura, contato com a natureza, belas paisagens, lugares históricos e comida boa a poucas horas da capital.

Embu das Artes
A cerca de 30 km da capital, Embu das Artes é um destino que pode ser visitado em um bate-volta. O principal atrativo a ser explorado é a tradicional Feira de Arte e Artesanato, que toma as ruas do Centro Histórico aos sábados, domingos e feriados. A variedade de produtos é grande: tem objetos de decoração, bijuterias, roupas e muito mais. Além disso, há também a Feira do Verde, onde você encontra plantas e flores ornamentais.

São Roque
Com clima serrano e belas paisagens, São Roque, a 50 km de São Paulo, é conhecida como a Terra do Vinho. A principal atração da cidade é o Roteiro do Vinho, formado por uma estrada margeada por vinícolas, onde o visitante pode conhecer a produção da bebida e degustar bons vinhos.
Pelo caminho, também existem adegas, restaurantes, ranchos, pesqueiros e pousadas. Vale a pena gastar pelo menos um final de semana para curtir com a família ou até mesmo a dois.

Atibaia
Separe um dia ou um fim de semana para conhecer as atrações de Atibaia. Logo você será atraído pela Pedra Grande, uma formação rochosa de mais de de 1.400 metros. O cartão-postal é muito procurado por trilheiros ou por quem quer saltar de paraglider e asa-delta, por possuir uma das principais rampas naturais de voo livre do país.
Atibaia ainda é conhecida como a Terra do Morango. Nos meses de agosto e setembro, realiza a Festa das Flores e Morango, que atrai visitantes atrás das belezas e sabores dos produtores da região. Atibaia está a 86 km de São Paulo.

Itu
Uma cidade com um nome tão pequeno que contrasta com a fama de Terra dos Exageros. É na Praça da Matriz que estão os exageros mais famosos: o famoso Orelhão de Itu, com aproximadamente 7 metros de altura e considerado o símbolo da cidade, e o Semáforo Gigante, que funciona perfeitamente e não tem desculpa para não ser respeitado. A estância turística está a aproximadamente 100 km de São Paulo.

Joanópolis
Joanópolis, a cerca de 115 km da capital, é conhecida por suas cachoeiras, trilhas e vegetação. O destaque vai para a Cachoeira dos Pretos, a maior queda d’água do estado, com 154 metros de altura. A estrutura ali é excelente e, em um fim de semana, dá para curtir e conhecer os demais pontos turísticos.

Holambra
Se viajar para a Europa está fora do seu orçamento, dê um pulinho em Holambra, uma cidade a 130 km de São Paulo, e sinta o gostinho de estar em uma cidade europeia. A região foi colonizada por holandeses e parte dessa população ainda vive por lá.
Considerada a Capital das Flores, agências oferecem passeios por plantações que encantam com seu perfume e beleza. Outro ponto de parada imperdível é o Moinho Povos Unidos, uma cópia fiel dos tradicionais moinhos holandeses e que é aberto para visitação.

Socorro
Se você quer algo novo para o seu fim de semana, a cidade de Socorro vai te impressionar. Para quem gosta de adrenalina, é possível se aventurar no rafting pelas corredeiras do Rio de Peixe. Na Pedra da Bela Vista, além de contemplar um belo visual, ainda dá para praticar esportes de aventura, como rapel e trekking. Agora, se você quer sossego, pode se hospedar em hotéis fazenda e desfrutar do silêncio, sossego e comida boa. A estância turística está a cerca de 130 km de São Paulo.

Serra Negra
Na região conhecida como Circuito das Águas, está Serra Negra, uma cidade a 150 km de São Paulo, rodeada por montanhas e de exuberante beleza natural. A cidade tem boa estrutura hoteleira, concorrida durante as férias e feriados por quem quer desfrutar do clima serrano. Mas o que atrai visitantes é seu comércio, um verdadeiro shopping a céu aberto, famoso pelos produtos em couro e lã e que funcionam sem folga, de segunda a segunda.

Campos do Jordão
Campos do Jordão é uma cidade a 170 km de São Paulo que carrega a fama de Suíça Brasileira. No Festival Internacional de Inverno – época em que os termômetros marcam temperaturas negativas -, pessoas desfilam seus mais belos e quentes casacos pelos restaurantes e concertos de música clássica.
Para vencer o frio, altas doses de vinho, fondue e pratos da alta gastronomia. Independente da estação, faça uma visita pela cervejaria Baden Baden e descortine a cidade no teleférico que leva ao Morro do Elefante.

São Luis do Paraitinga
São Luis do Paraitinga é praticamente um museu a céu aberto. Prova disso é que a cidade, com seus casarões dos séculos XVIII e XIX, é considerada um patrimônio histórico nacional. Mas, além de bater perna pelo centro, separe na agenda estas duas datas: o Carnaval de Marchinhas, que atrai milhares de foliões, e a tradicional Festa do Divino, que acontece 40 dias após a Páscoa, tomando a região por dez dias com apresentações folclóricas e comidas típicas.

Águas de São Pedro
O pequenino e tranquilo município de Águas de São Pedro, a 180 km de São Paulo, é conhecido por suas fontes, de onde saem águas com propriedades medicinais que são utilizadas para a cura de doenças. O carro-chefe da cidade é o Spa Thermal, que atrai turistas de todo o mundo em busca do banho de água sulforosa, capaz de eliminar as dores. Revigorado, aproveite para caminhar pelas áreas verdes, lojinhas e restaurantes da cidade.

Cunha
Procurando um destino romântico? Então você precisa conhecer Cunha! A Estância Climática faz divisa com Paraty, no Rio de Janeiro, e é rodeada pela Serra do Mar e da Bocaina, o que faz com que a cidade tenha uma vista de tirar o fôlego. Por ser conhecida como a terra dos ceramistas, possui diversos ateliês para você conhecer.
Outras atrações são os campos de lavanda, a Pedra da Macela – de onde pode se avistar parte do litoral carioca – trilhas, cachoeiras e o clima das montanhas para descansar. Cunha está a 220 km da capital.

Brotas
A 240 km de São Paulo, está Brotas, conhecida como a Capital da Aventura. Rica em belezas naturais e cercada por cachoeiras e nascentes, oferece atrações para quem busca tranquilidade e descanso, mas principalmente para quem quer turismo de aventura e ecoturismo.
O passeio mais procurado é o rafting, que desafia as corredeiras do rio Jacaré Pepira. A cidade conta com boa estrutura hoteleira e uma grande variedade de restaurantes que agradam a todos os paladares.

Eldorado
Se você nunca ouviu falar em Eldorado, prepare-se para se surpreender. A cidade é conhecida como a Amazônia Paulista, por ter mais de 70% de sua área coberta pela Mata Atlântica. Mas o destaque da região é a Caverna do Diabo, a maior do estado e, apesar do nome, é uma das mais belas grutas do Brasil.
Outro ponto imperdível é a Cachoeira de Meu Deus, uma impressionante queda d’água de 53 metros de altura. Essas e outras belezas estão a uma distância de 249 km da capital.

Veja mais
Autor: Guarulhos Hoje
Data: 23/03/2022